quarta-feira, 14 de março de 2012

SEMINÁRIO DE CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO DO PSOL 2012

  • Ocorrerá no sábado dia 24/03/2012 o primeiro seminário de construção do programa de governo Municipal de Marabá. o evento abordará tres principais eixos tematicos: Saúde, Educação, Desenvolvimento Rural e Urbano.
  • Veja a progamação abaixo:
  • SEMINÁRIO DE CONSTRUÇÃO DO PROGRAMA DE GOVERNO DO PSOL 2012
  • LOCAL: SINDICATO DOS URBANITÁRIOS
  •                 RUA: PEDRO MARINHO N° 1850 - CIDADE NOVA
  • PROGRAMAÇÃO
  • 24/03/2012 - SÁBADO  
  • 9:00 - MESA DE ANÁLISE DA CONJUNTURA.
  • 10:00 - GT’s  (SAÚDE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL)
  • 12:00 – ALMOÇO
  •                 O ALMOÇO SERÁ NO LOCAL DO SEMINÁRIO. PARA GARANTIR O ALMOÇO PARA TODOS SERÁ COBRADA UMA CONTRIBUIÇÃO DE 5,00 PARA CADA FILIADO PRESENTE.
  • 13:00 – SOCIALIZAÇÃO DAS PROPOSTAS ELABORADAS PELOS GRUPOS

PSOL VAI AS PREVIAS EM MARABÁ.

PSOL VAI AS PREVIAS EM MARABÁ.
Na ultima reunião do Partido Socialista e Liberdade – PSOL, realizada dia 12 de março 2012 com representantes das três tendências do Partido em Marabá: MÊS (Movimento de Esquerda Socialista), CST (Corrente Socialista dos Trabalhadores) e APS (Ação Popular Socialista), para escolha de nomes a pré-candidatos a prefeitura de Marabá. Foram deliberados os nomes dos concorrentes: MANOEL RODRIGUES (MÊS). WENDEL BEZERRA (CST) e RIBAMAR RIBEIRO JUNIOR (APS). A plenária ainda não tem data definida, podendo ocorrerá no mês de abril.
Durante todo o dia de sábado 24/03, o Partido estará realizando seminário com sua militância para elaboração do projeto de governo para Marabá. Onde serão debatidos quatros eixos principais: Saúde, Educação, Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Urbano. O evento vai ocorrer no Auditório do Sindicato dos Urbanitários do Pará na Rua Pedro Marinho, 1850 - Cidade Nova.

MANOEL RODRIGUES      WENDEL BEZERRA                          RIBAMAR RIBEIRO 

quarta-feira, 7 de março de 2012

CEMITÉRIOS: Fonte de contaminação das águas subterrâneas

CEMITÉRIOS: Fonte de contaminação das águas subterrâneas
                        * Manoel Rodrigues da Silva – manoeldagua@yahoo.com.br

A palavra cemitério vem do grego (Koumetérion) significa eu durmo. Os cemitérios representam um risco potencial de contaminação para o ambiente e à saúde pública, pelo fato de os mesmos serem um laboratório de decomposição da matéria orgânica.
               Os antigos, por razões higiênicas e por temor, já selputavam seus mortos longe das cidades. Esta prática perdurou até ao século IX, quando em plena Idade Média européia, os sepultamentos começaram a ser feitos no interior e em torno dos edifícios religiosos. Como conseqüência, no século XVIII, os sanitaristas europeus começaram a questionar essa prática, baseando suas criticas nos ruídos ouvidos nos túmulos e nos gases nauseabundo provenientes da decomposição dos cadáveres, inadequadamente sepultados.
               A prática dos sepultamentos nas igrejas, mosteiros e conventos, foi implantada no Brasil, pelos colonizadores portugueses, que trouxe pra cá, os hábitos e costumes europeus.
               O necrochorume é constituído de água, sais minerais, proteínas e 471 substâncias orgânicas, incluindo duas diaminas, que são muito tóxicas, a cadaverina e a putrescina, além de vírus e bactérias. Desse modo, os cemitérios são fontes potenciais de impactos ambientais, principalmente quanto ao risco de contaminação das águas subterrâneas e superficiais por bactérias e vírus que proliferam durante os processos de decomposição dos corpos, além das substancias químicas liberadas. Esta água contaminada, por sua vez freqüentemente acaba sendo utilizada pelas populações vizinhas às necrópoles.
               Cessada a vida, anulam-se as trocas nutritivas das células e o meio acidifica-se, iniciando-se o fenômeno transformativo de autólise. Enterrado o corpo (inumação ou entumulamento), instalam se os processos putrefativos de ordem físico-química, em que atuam vários microorganismos.
               A putrefação dos cadáveres é influenciada por fatores intrínsecos e extrínsecos. Os intrínsecos são pertencem ao próprio corpo, tais como: idade, constituição física e causa-mortis. Os extrínsecos são pertinentes ao ambiente onde o corpo foi depositado, tais como: temperatura, umidade, aeração, constituição mineralógica do solo, permeabilidade, etc.
               O corpo humano, em sua constituição apresenta cerca de 65% de água, com relação ao peso. Os indivíduos magros apresentam um conteúdo de até 75% de água, enquanto que os indivíduos gordos apresentam até 55% de água. Dessa maneira um indivíduo adulto que tenha 70 kg tem um conteúdo da ordem de 46 kg em água, ou seja, 0,60 L/kg.
               Com a decomposição dos corpos há a geração dos chamados efluentes cadavéricos, gasosos e líquidos. Os efluentes líquidos chamados de necrochorume, que são líquidos mais viscosos que a água, de cor acinzentada a acastanhada, com cheiro acre e fétido, constituído por 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas degradáveis, dentre as quais, duas diaminas muito tóxicas que é constituída pela putrescina (1,4 Butanodiamina) e a Cadaverina (1,5 Pentanodiamina), dois venenos potentes para os quais não se dispõem de antídotos eficientes.
               Portanto é necessário que o poder público crie mecanismo para evitar que a população que assiste próximos a cemitérios não utilizem água subterrânea em detrimento as condições geológicas, pois o necrochorume atinge o lençol freático praticamente íntegro, com suas cargas químicas e microbiológicas, desencadeando a sua contaminação e poluição.
*O autor é funcionários publico estadual, graduado em Ciências Naturais – Biologia pela UEPA e autor do livro “Potabilidade da água Subterrânea em Marabá”


SALVE HOJE A ÁGUA DE AMANHÃ

SALVE HOJE A ÁGUA DE AMANHÃ
* Manoel Rodrigues da Silva



A ONU – Organização das Nações Unidas, através da sua assembléia Geral, decidiu criar o “DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 DE MARÇO) durante a realização do encontro da Terra no Rio de Janeiro, com o objetivo principal de sensibilizar os seus países membros para a exploração dos recursos hídricos de maneira racional. A decisão de celebrar o Dia Mundial da Água coincidiu com a tomada de consciência sobre o problema da água, recurso até então considerado como inesgotável.
                A preocupação com este tema tem nos levado a promover debates, realizar seminários e publicar periódicos sobre a questão, na tentativa de alertar e conscientizar  a população do desafio que tenhamos que enfrentar para garantir a sobrevivência das gerações presente e futura. 
                A água é o recurso natural mais importante para os homens, animais e plantas. É a fonte de tudo. Dá vida a outras vidas: protege o feto, sacia a sede do ser humano e dos animais, dissolve e distribui o alimento nos vegetais. Dela dependem as diversas atividades humanas, desde a produção de alimentos ao esporte, da geração de energia à navegação, da indústria ao lazer. E toda a evolução das espécies está intimamente ligada a ela.
Não é a toa que as grandes cidades surgiram as margens dos rios.  Egito transformou numa invejável civilização graças ao rio Nilo, que é o maior rio do mundo em extensão. A Inglaterra cresceu junto ao Tâmisa, na França o rio Sena teve e continua tendo uma importância fundamental. O que seria da Rússia sem o rio Volga, a Pérsia sem os rios Tigre e Eufrates? Os Incas evoluíram às margens do lago Titicaca. Já nos Estados Unidos os rios Mississipi-Missouri foram vitais para a construção de um grande país.
No Brasil, os rios Amazonas, São Francisco, Paraná, Araguaia e outros também cumpriram e cumprem o papel de garantir a sobrevivência de milhões de pessoas, desde o tempo da colonização portuguesa até os dias de hoje. Registra-se que o rio Amazonas é o primeiro do mundo em volume de água e o segundo maior rio do mundo em extensão, medindo 6.437 km desde a sua nascente no alto dos Andes, na América do Sul, até sua foz no norte do Brasil. (Filho, 1999)
A terra tem aproximadamente 2/3 de sua superfície cobertos pelos oceanos e mares variando entre 65% a 71% a depender da fonte pesquisada. De fato, em termos gerais a água é abundante, estando presente nos seres vivos, no ar, no solo, no subsolo e nos demais corpo d´gua propriamente ditos. Um recém nascido é constituído por mais de 90% de água. Já o homem adulto, por coincidência, tem no seu corpo 2/3 de água, variando também na mesma proporção da água no planeta.
Apesar de se constituir num elemento vital para o ecossistema, e de ser básica para as diversas atividades humanas, sociais e econômicas, a água tem se tornado escassa progressivamente, tanto em qualidade quanto em quantidade.
 Os países desenvolvidos terão problemas técnicos e econômicos dos mais complexos diante do crescimento demográfico e da explosão urbana, bem como das necessidades crescentes da agricultura e da indústria, aliado ao aumento constante das formas de poluição e degradação dos recursos hídricos. (Filho, 1999)
Para se ter uma idéia do desafio a ser enfrentado observe os números: 97% da água do planeta estão nos mares, portanto salgada, não serve nem para uso industrial. A água mais pura da natureza está nas calotas polares e nas geleiras (2,3% da água do planeta). Os lençóis subterrâneos, lagos, rios e a atmosfera guardam o 0,7% restante, ou seja, em outras palavras podemos dizer que de cada 100 gotas de água no planeta, 97 estão nos oceanos, 3 nas calotas restando apenas uma gota disponível para o consumo humano. (Teixeira, 2003) 
Por ser essencial ao homem e ter reservas limitadas no planeta, a água está subindo ao palco para se tornar o personagem de um grande debate mundial. Sua crescente escassez em diversas regiões a tem transformado num produto estratégico e alvo da cobiça de poderosos empresários, todos ávidos em transformar o precioso liquido numa fonte de lucros, não importa sua conseqüência para a humanidade. É bom salientar que, segundo a ONU, dentro de 25 anos a falta de água vai comprometer seriamente a vida de pelo menos 50 nações.
O problema da escassez de água está atingindo proporções alarmantes. Em 1972, a Conferencia das Nações Unidas sobre o meio ambiente em Estocolmo já prenunciava uma crise mundial da água. Na década de 1990, o Comitê de Recursos Naturais das Nações Unidas confirmou que 80 países, que representavam 40% da população mundial, padeciam de grave carência de água e que em muitos casos esta falta era um fator limitante para o desenvolvimento econômico e social. A escassez de água atinge hoje mais de 460 milhões de pessoas. Se não for alterado o estilo de vida da sociedade, um quarto da população mundial sofrerá este problema nas próximas décadas. (Teixeira, 2003)
A disponibilidade de água em alguns paises, a exemplo de Tunísia, Israel, Jordânia, Líbia, Malta e Territórios Palestinos já atingiu níveis alarmantes. Cientistas de organismos internacionais têm alertado que nesse milênio o mundo assistirá guerras de nações lutando pelo controle de rios e mananciais hídricos. (FNU, 1999)
Dono da maior reserva, com 12% de todo o estoque de água doce do planeta, o Brasil é o alvo preferido e já está sob forte ataque de grupos internacionais oriundos da França, Estados Unidos, Inglaterra e Espanha que aqui vem se instalando com o objetivo de beber altos lucros apossando-se das companhias estaduais e serviços públicos municipais de água e esgoto e das empresas geradoras de energia, pois quem detiver o controle da água do planeta terá condições de ditar as regras no mundo. (FNU, 1999)
Não podemos permitir que a falta de dignidade dos nossos governantes de hoje arraste todos nós para um futuro sem esperança, sem perspectiva, sem soberania – futuro no qual o simples gole de água pode nos exigir cada vez mais dinheiro para saciar a sede e a ganância de multinacionais comprometidas unicamente com o lucro. Quem tiver recursos, bebe, do contrário morrerá de sede. Isso é inaceitável.

*Funcionário público, Graduado em  Ciências Naturais – Biologia pela UEPA. Email: manoeldagua@yahoo.com.br

BIBLIOGRAFIA

FILHO, Aberlado de Oliveira. “Terra, Planeta Água”.  Federação Nacional dos Urbanitários, Salvador – BA: 1999.
Revista FNU – Em defesa das águas. Federação Nacional do Urbanitários. Brasília – DF: 1999.
TEIXEIRA, Wilson....{et al.] Decifrando a Terra. Oficina de Textos, São Paulo. 2003 



PRIMEIRA REUNIAO E POSSE DO DIRETORIO ESTADUAL DO PSOL-PARÁ

PRIMEIRA  REUNIÃO ESTADUAL DO PSOL


         A primeira reunião do Diretório Estadual do Psol ocorrida no dia 29 de fevereiro de 2012 na sede do Partido teve a seguinte discussão:
A pauta apresentada tinha como ponto básico Conjuntura politica, Eleições 2012 e um segundo espaço que compreendeu a posse dos Diretórios Municipal e Estadual.
            O ponto inicial abordou-se a continuidade da escalada privatista que  inicia no governo tucano e seguida a risca pelos governos Lula e Dilma. O recente processo privatização de aeroportos, é o exemplo mais claro disso.
O PSOL presente nas principais lutas dos movimentos sociais e fazendo oposição permanente ao governo federal e estadual, se consolida como a única opção de esquerda, tendo sido debatido temas importantes da conjuntura nacional e estadual
            O segundo assunto da pauta aprofundou-se na discussão sobre as eleições de 2012, onde o partido vai priorizar as candidaturas dos majoritários com risco de chegar ao poder, mas também vai manter total apoio nas demais candidaturas majoritárias e proporcionais.
O III Congresso Nacional aprovou uma resolução de politica de aliança que estabeleceu parâmetros para a montagem de nossas chapas majoritárias nas cidades em que disputaremos as eleições deste ano destacando os seguintes aspectos:
1.    Lançar candidaturas próprias nas capitais e cidades médias.
2.    2. Apresentar uma plataforma politica de enfretamento aos interesses hegemônicos dominantes e que aponte para o protagonismo dos de baixo na luta contra o neoliberalismo em suas mais variadas dimensões.
3.    Nossas candidaturas devem se afirmar como oposição programática e de esquerda aos governos federal, estaduais e municipais.
4.    As direções municipais e estaduais conduzirão o processo de negociação para formação de aliança sociais e politicas.
5.    O Diretório Nacional avaliará caso a caso as alianças politicas e sociais que avançarem para além do acumulo de Frente de Esquerda (PSTU e PCB), cabendo somente a essa instancia a decisão final sobre a possível concretização de ampliação, tendo como parâmetro básico a indicação de candidatura a prefeito (a) pelo PSOL.
6.    Serão prioritárias para o PSOL as disputas pelas capitais do Pará Amapá e /Rio de Janeiro em função do acumulo partidário e das grandes potencialidades de vitorias.  

Ao final da Reunião ficou deliberado que o PSol vai promover um seminário estadual para elaboração de projeto de governo e formação dos candidatos ao majoritário seguidos de três outros grandes seminários regionais com abrangência aos candidatos proporcionais, tendo inicio nos dias 19 e 20de maio, onde serão discutidos os seguintes pontos:
1.    Papel do socialismo no governo capitalista;
2.    Controle social na prática de governo socialista
3.    Politicas públicas
Ao final foi dada a posse aos Diretórios  municipal e estadual que ocorreu as 20:00 no plenário da Câmara Municipal de Belém tendo sido franqueado as falas a dois membros do diretório, as presidentas dos Diretórios Municipal e Estadual respectivamente Aracely e Marinor Brito, por ultimo ao Deputado Estadual e pré-candidato a prefeitura de Belém Edimilson Rodrigues.


MANOEL RODRIGUES
Diretório Estadual / Municipal