quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

AVALIAÇÃO DO PRIMEIRO ANO DE MANDATO DO GOVERNO SALAME

Já se passaram mais de 365 dias de governo Salame e o que se visualiza é a continuidade do desgoverno Maurino. O povo já não tem paciência de escutar a mesma explicação para tudo de errado que continua acontecendo em Marabá. Passou um ano e nada de significativo mudou na cidade, poderíamos perguntar às pessoas o que elas viram de mudança em 2013, e com certeza a resposta seria “não mudou nada!”.
            As ações do prefeito estão parecidas ou senão pior que as do Maurino, vejam alguns exemplos: promessas constantes, parece que a campanha eleitoral não terminou para ele; atraso no salário dos servidores, principalmente da educação; falta de remédios e vacina nos postos de saúde; operação tapa buraco nem se fala, se as ruas do centro de Marabá estão esburacadas imagina as da periferia; perseguição aos trabalhadores através de suposto grupo de “inteligência”.
            Nós do PSOL-MARABÀ até que gostaríamos de fazer uma análise positiva da situação de Marabá. Mas infelizmente isso não é possível, pois, as promessas de campanha que o Salame propagou para se eleger como prefeito, não está sendo cumprida, nem parcialmente, como por exemplo, as UPAs, os 500 km de asfalto, a climatização nas salas de aulas, os computadores para os alunos, os médicos da família e muito mais. E o que está sendo feito não é de sua responsabilidade, mas tenta tirar proveito, com a obra de saneamento denominada de “Grota do Aeroporto” é do Governo Federal com recursos do PAC, e o governo do Salame se aproveita parafazer mídia para seu fracassado governo.
            Poderíamos passar um bom tempo relatando às obras não realizadas pelo Salame, mas não há tempo para tanto. Porém, é necessário enfatizar algumas que não foram apresentadas no programa do Salame, mas está querendo empurrar de goela abaixo no povo marabaense: privatizar a saúde, e terceirizar todos serviços das áreas sócias, tirar direitos adquiridos pelos professores, atrasar as matrículas dos alunos, superlotar as salas de aulas, tirando a possibilidade de o professor proferir uma boa aula.
            Além de tudo isso ainda tem o “MENSALINHO” que foi anunciado pelo João blá, blá, até agora não mostrou para a sociedade marabaense quem são os vereadores sugadores do nosso dinheiro. A câmara municipal permanece com as mesmas regalias, será se o “MENSALINHO” permanece no governo Salame?
            Não podemos esquecer das casas populares que estão sendo entregues para o povo. Essas casas não estão sendo bem construídas, muitas delas estão rachadas, sem lajotas no piso, o esgoto entupido. Esses conjuntos residenciais são entregues sem escola, sem posto de saúde, sem transporte e sem segurança. As áreas de lazer como as praças são entregues sem os bancos e as quadras de esporte já estão em péssimo estado.
                Nós do PSOL compreendemos que só poderá haver mudança com muita luta. O mês de junho de 2013 entrou na história, desestabilizou governos estaduais e municipais recém eleitos, o povo foi para rua exigindo mudanças, pois está cansado de descaso com saúde, educação, segurança e transporte. O povo reprovou que milhões sejam gastos com estádios, enquanto nenhuma escola é construída. Em Marabá tivemos manifestações também, o povo se indignou, foi para rua exigir redução da tarifa de ônibus e contra a terceirização dos hospitais municipais, infelizmente, o prefeito não deu ouvido para as manifestações. É preciso que junho de 2013 se repita com mais força em 2014.
Temos que continuar reivindicando a pauta entregue em Junho. Redução da tarifa de ônibus, imediata convocação da Conferência Municipal de Saúde para escolha do novo conselho de Saúde legítimo e não a terceirização dos hospitais municipais.
            Deixamos nosso total apoio a luta dos trabalhadores da educação que estão em greve defendendo seus direitos conquistados, e que o Prefeito João Salame quer tirar. Exemplo claro da falta de palavra do prefeito, que chegou a assinar uma carta de compromisso com a categoria.


Executiva Municipal
Filie-se ao PSOL