quarta-feira, 7 de março de 2012

PRIMEIRA REUNIAO E POSSE DO DIRETORIO ESTADUAL DO PSOL-PARÁ

PRIMEIRA  REUNIÃO ESTADUAL DO PSOL


         A primeira reunião do Diretório Estadual do Psol ocorrida no dia 29 de fevereiro de 2012 na sede do Partido teve a seguinte discussão:
A pauta apresentada tinha como ponto básico Conjuntura politica, Eleições 2012 e um segundo espaço que compreendeu a posse dos Diretórios Municipal e Estadual.
            O ponto inicial abordou-se a continuidade da escalada privatista que  inicia no governo tucano e seguida a risca pelos governos Lula e Dilma. O recente processo privatização de aeroportos, é o exemplo mais claro disso.
O PSOL presente nas principais lutas dos movimentos sociais e fazendo oposição permanente ao governo federal e estadual, se consolida como a única opção de esquerda, tendo sido debatido temas importantes da conjuntura nacional e estadual
            O segundo assunto da pauta aprofundou-se na discussão sobre as eleições de 2012, onde o partido vai priorizar as candidaturas dos majoritários com risco de chegar ao poder, mas também vai manter total apoio nas demais candidaturas majoritárias e proporcionais.
O III Congresso Nacional aprovou uma resolução de politica de aliança que estabeleceu parâmetros para a montagem de nossas chapas majoritárias nas cidades em que disputaremos as eleições deste ano destacando os seguintes aspectos:
1.    Lançar candidaturas próprias nas capitais e cidades médias.
2.    2. Apresentar uma plataforma politica de enfretamento aos interesses hegemônicos dominantes e que aponte para o protagonismo dos de baixo na luta contra o neoliberalismo em suas mais variadas dimensões.
3.    Nossas candidaturas devem se afirmar como oposição programática e de esquerda aos governos federal, estaduais e municipais.
4.    As direções municipais e estaduais conduzirão o processo de negociação para formação de aliança sociais e politicas.
5.    O Diretório Nacional avaliará caso a caso as alianças politicas e sociais que avançarem para além do acumulo de Frente de Esquerda (PSTU e PCB), cabendo somente a essa instancia a decisão final sobre a possível concretização de ampliação, tendo como parâmetro básico a indicação de candidatura a prefeito (a) pelo PSOL.
6.    Serão prioritárias para o PSOL as disputas pelas capitais do Pará Amapá e /Rio de Janeiro em função do acumulo partidário e das grandes potencialidades de vitorias.  

Ao final da Reunião ficou deliberado que o PSol vai promover um seminário estadual para elaboração de projeto de governo e formação dos candidatos ao majoritário seguidos de três outros grandes seminários regionais com abrangência aos candidatos proporcionais, tendo inicio nos dias 19 e 20de maio, onde serão discutidos os seguintes pontos:
1.    Papel do socialismo no governo capitalista;
2.    Controle social na prática de governo socialista
3.    Politicas públicas
Ao final foi dada a posse aos Diretórios  municipal e estadual que ocorreu as 20:00 no plenário da Câmara Municipal de Belém tendo sido franqueado as falas a dois membros do diretório, as presidentas dos Diretórios Municipal e Estadual respectivamente Aracely e Marinor Brito, por ultimo ao Deputado Estadual e pré-candidato a prefeitura de Belém Edimilson Rodrigues.


MANOEL RODRIGUES
Diretório Estadual / Municipal

Nenhum comentário: